Painéis Técnicos

Confira todos os painéis já confirmados para o SIC 2024.

Veja as palestras da Plenária

21 de Agosto | 22 de Agosto

PainelistaTrabalhoDescritivo
Renan Silva GonçalvesEstudo de confiabilidade em ativos de navegação Este trabalho apresenta um case de confiabilidade aplicado a uma embarcação, destacando uma análise de falha que resultou no desenvolvimento de ações mais eficazes. As melhorias incluíram a revisão do FMEA (Análise dos Modos e Efeitos de Falha), uma reavaliação da criticidade e uma análise aprofundada dos dados de vida da embarcação. Essas iniciativas contribuíram significativamente para otimizar a estratégia de manutenção, proporcionando maior confiabilidade e identificando oportunidades estratégicas para aprimoramento contínuo.
Calil SilvaDefinição de park reserva de componentes baseado na confiabilidade e projeção de falhas futuras Para definição de park reserva de componentes da frota de caminhões fora de estrada em operação em mina de cobre, (assumindo que o componente reformado retorne tão bom quanto o novo), foi realizado estudo de LDA projetando a probabilidade do número de falhas futuras para horizonte de 1 ano. Com a estimativa do número falhas futuras dos componentes, lead time de ressuprimento do item em horas e lucro cessante do período, foi possível mensurar o impacto financeiro da CIA pela perda de produção. Com os resultados obtidos, foi possível definir o número de componente necessário dentro do limite inferior e superior para garantir e suprir as operações e reduzir/eliminar impactos financeiros pela perda de produção.
Dales Fernandes MartinsUso do algoritmo para Monitoramento Carga Descentralizadas/Confiabilidade humanaElaboramos um algoritmo para Disponibilizar uma forma de contabilizar o número de cargas descentralizadas críticas ocorridas nos caminhões de grande porte mensalmente, possibilitando ações para redução de sua incidência. Ampliar o controle operacional via monitoramento de condição. Prover um histórico do número de ocorrências de cargas descentralizadas por operador, por equipamento de carga ou transporte. Monitoramento atualmente aplicado em toda frota de caminhões 797F, 793D, 830E em Salobo e Sossego.
Wivyan Castro LageCorreias transportadoras de longa distância: Análise da taxa de desgaste superficial em aplicação no beneficiamento de Minério de FerroO presente estudo concentrou-se na análise da taxa de desgaste superficial em quatro Correias Transportadoras de Longa Distância (TCLDs) em operação numa britagem de minério de ferro. Essas correias desempenham um papel crucial no processo, sendo paradas significativas para a produção da britagem (impactando 100% da produção). Foram feitas medições regulares da espessura da lona superior por meio de ultrassom, com a troca preventiva geralmente ocorrendo quando a cobertura superior atinge 3mm, em comparação à espessura inicial de 10mm. Até então, utilizava-se medição linear para tomar decisões de substituição. Neste estudo, propõe-se uma abordagem mais avançada utilizando o software Weibull++. Esta ferramenta permitiu uma análise de confiabilidade mais precisa, possibilitando uma gestão mais eficiente e proativa das correias, minimizando paradas não programadas e reduzindo impactos adversos na produção. A relevância deste trabalho reside na otimização da manutenção, antecipando a troca de correias com base em dados de confiabilidade, evitando assim problemas decorrentes de paradas não planejadas e melhorando a eficiência operacional da britagem de minério de ferro.
Eduardo Felipe Andrade GonsalvesImplementação de Engenharia de Confiabilidade na Maringá Ferro-LigaA Maringá Ferro-Liga é uma empresa do segmento de siderurgia que trabalha com ligas de manganês auto carbono. Em busca de ser mais competitiva no mercado, o setor de manutenção implementou a Engenharia de Confiabilidade com foco em Manutenção. O projeto se desenvolveu em etapas: A primeira etapa foi estudo da planta e dos processos, para estabelecer de forma clara as competências da equipe e elaborar as documentações técnicas necessárias (PSQ, PT, PO, DA, etc.). A segunda etapa foi a elaboração dos indicadores, gatilhos de falha, dashboards de BI para direcionar as análises de falha. A terceira etapa foi o treinamento da liderança. A quarta etapa a revisão da matriz de criticidade. A quinta etapa foi a implementação das técnicas qualitativas de confiabilidade. A sexta etapa foi a implementação de técnicas quantitativas. A última etapa foi a implantação de auditorias. O processo de implementação teve duração de 5 meses e a primeira auditoria ocorreu 8 meses após a implantação. Os resultados foram de ganho de disponibilidade de 8% no setor de reaproveitamento de finos e 2% nos Forno Elétricos de Redução e economia de R$ 600 mil em OPEX.
Ivan Guillermo Garcia VillafaneAnálise de Desgaste em Básculas de Caminhões Fora da EstradaANÁLISE DE DEGRADAÇÃO EM CHAPAS DE BÁSCULAS DE CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZANDO INSPEÇÃO COM SCANEAMENTO DIGITAL
Astério Ricardo Barros PereiraUSO DA MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE (MCC) COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO A UM TURBOGERADOREste trabalho objetiva realizar um estudo de desenvolvimento e aplicação da técnica de Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) ao Sistemas de Geração de Energia de uma refinaria de petróleo, composto de um conjunto de turbina geradora LM 2500 da Stewart e Stevenson que consiste de uma turbina a gás da General Eletric, que utiliza o gás natural como combustível, para acionar um gerador elétrico Brush, potência nominal de 23,75MVA, 13.800V. A utilização da metodologia de MCC permitiu que os modos de falhas dos equipamentos, que poderiam levar à indisponibilidade do sistema, fossem avaliados juntamente com suas respectivas causas. A partir daí, foram propostas ações otimizadas de manutenção com o intuito de evitar a ocorrência de falhas e preservar as funções do sistema. No total foram analisados 186 componentes de 14 subsistemas do sistema turbogerador a gás e estabelecidas cerca de 253 tarefas de manutenção preventiva, preditiva e de detecção de falhas, para o sistema analisado, as quais foram reunidas no novo Plano de Manutenção. Foi possível identificar no estudo também necessidades de melhoria/atualização de projeto e peças sobressalentes estratégicas, sendo possível ter como resultado da análise uma estratégia de manutenção consolidada para o sistema. Além dos resultados obtidos, o trabalho apresenta os principais conceitos da metodologia utilizada e algumas observações práticas sobre sua aplicabilidade a outros tipos de sistemas.
Dyulia Rossi FiorioPREVISÃO DE DEMANDA DE SOBRESSALENTES PARA MINERADORES DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADEA manutenção centrada na confiabilidade é uma grande aliada em processos de manutenção de equipamentos, ela é utilizada para otimizar os processos, reduzir custos, auxiliar na tomada de decisões, analisar riscos e aumentar a produtividade e disponibilidade dos equipamentos. Neste contexto, apresenta-se neste trabalho a utilização de técnicas de confiabilidade para prever a demanda de sobressalentes a ser utilizada na manutenção de mineradores de superfícies atuantes em uma mineração de bauxita. Além disso, definir parâmetros e informações a partir das análises de confiabilidade que auxiliam na operação e manutenção do equipamento. Os estudos de análise de dados de vida (LDA) e diagrama de blocos de confiabilidade (RBD) são utilizados neste trabalho para auxiliar a tomada de decisões assertivas, visando a priorização de recursos e a sustentabilidade da empresa, além da operação controlada e com o mínimo de falhas possíveis para os equipamentos estudados. Este trabalho tem objetivo de fornecer o estoque ideal de sobressalentes para suprir a operação de mineradores de superfície, determinar a melhor estratégia de manutenção e o intervalo ótimo de manutenção para os componentes dos equipamentos.
JOSELMA RAMOS DA SILVAAnálise de confiabilidade do Processo de esmerilhamento da Estrada de Ferro Carajás - EFCO processo de esmerilhamento consiste na retirada de pequenas imperfeições e remodelagem do perfil do trilho. Esse processo é de extrema importância uma vez que os trilhos são atualmente o maior custo na operação ferroviária. Na EFC para realização desse processo é usado um equipamento chamado trem esmerilhador (ET001). Desde 2023 a quantidade de trilho esmerilhada ficou abaixo do esperado e uma análise quantitativa de todo processo foi feita. Durante a análise foi possível avaliar a confiabilidade do ativo ET001 utilizando a metodologia RGA (Reliability Growth Analysis). O estudo se concentrou em avaliar a vida econômica do ET001 e determinar qual seria o tempo ótimo para realizar o overhaul (optimum overhaul time) o qual irá minimizar o custo total do ciclo de vida do ativo (Life Cycle Cost). Foi possível projetar a quantidade de falhas esperadas para o ativo em caso de aumento na sua utilização e bem como uma análise financeira desse cenário. Além disso, foi realizada uma análise de capacidade x demanda visando a melhor utilização dos ativos. O estudo mostrou que com a utilização da metodologia de confiabilidade é possível tomar decisões acertadas que otimizem os custos e confiabilidade e mantenham os riscos operacionais sob controle.
Wilber Silva Leonel JuniorModelagem LDA na Análise RCA: Investigação dos Rolamentos do Eixo de Acionamento das Colhedoras de Cana John Deere CH570Nesse trabalho apresentamos uma análise de falhas no rolamento do eixo de acionamento das colhedoras de cana John Deere CH570. O estudo foi motivado devido à recorrência de falhas com esse rolamento durante a colheita de cana nos anos 2023/2024. Além do elevado custo de manutenção na ocorrência da falha, o tempo de máquina parada e o custo da correção impactaram significativamente nos números de performance de manutenção agrícola na BP Bunge Bioenergia, unidade de Santa Juliana – MG. O estudo comtempla uma análise LDA, modeladas no software Minitab e simulação de tarefas de manutenção no software RCM++. Também investigamos as causas raízes das falhas buscando desenvolver estratégias de manutenção preventiva e melhorar a confiabilidade e aderência ao planejamento orçamentário de manutenção desses equipamentos agrícolas.
Octavio FerrariESTUDO DE CONFIABILIDADE PARA A BOMBA DE COMBUSTÍVEL - 794ACO estudo de confiabilidade para as bombas de combustível, foi realizando em volto do cenário das operações de minério de ferro em Carajás – Serra Norte, sendo a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo. O componente avaliado, se trata da Bomba de Transferência de Combustível para o Caminhão Fora de Estrada 794AC do Fabricante Caterpillar, este que é um componente classificado como LRU (Lowest Replaceable Unit). O presente estudo buscou avaliar os possíveis danos à saúde do ativo em caso de falha da bomba de combustível, bem como a vida útil acumulada, o momento e o motivo da substituição do componente, desta forma, identificando a confiabilidade atual apresentada e projetando nova estratégia de substituição do mesmo, afim de evitar paradas não programadas para substituição, evitando perdas inesperadas, além de garantir atividades mais seguras. Por fim, recomenda-se a retroalimentação da estratégia de manutenção para a frota em questão, visto possibilidade no ganho da confiabilidade do componente.
Luiz Fernando Presidio AlmeidaSimulação de Monte Carlo para avaliação de confiabilidade de sistemas e apoio à decisão: Previsão de perdas de produção em cenários de desligamento de unidade termoelétrica.Neste trabalho foi desenvolvido um estudo de caso para avaliar, do ponto de vista financeiro, a decisão de desligamento de uma UTE de uma refinaria de óleo e gás em um cenário de baixa demanda por energia termelétrica. Dada a necessidade de quantificar as perdas em confiabilidade relativas à essa decisão, propõe-se uma abordagem combinada de diagrama de blocos de confiabilidade e simulação de Monte Carlo para estimar as probabilidades e custos esperados de perda de produção.
Diego Henrique Oliveira CostaEstudo de degradação corrente elevador colhedora de cana - Comparação entre duas marcas Trabalho desenvolvido para estudar degradação de correntes de elevador de colhedora de cana, com o objetivo de efetuar um estudo de viabilidade de qual marca iria ser utilizado pela empresa.
Pedro Thyago Ataide RodriguesAnálise de falha em Conjunto de Força de Locomotivas EVO da Estrada de Ferro CarajásO objetivo do trabalho é realizar a análise de falhas ocorrida no motor diesel da Locomotiva da Frota EVO. Neste evento ocorreu o disparo do motor diesel resultando na quebra de componentes internos do mesmo. Esse evento foi considerado de alta gravidade e, portanto, foi necessária uma análise detalhada com as principais ferramentas de Confiabilidade: FTA (Fault Tree Analysis) para análise da causa, LDA (Life Data Analysis) para estabelecer a estratégia de manutenção da troca do componente causador da falha (bomba injetora). Para investigação da falha foi utilizado recursos como termografia, análise visual, teste em locomotivas. A causa detectada foi uma fadiga térmica da válvula do conjunto de força ocasionada pela bomba injetora de alta pressão com excesso de injeção de combustível. O estudo de vida ajudou a estabelecer um tempo ótimo de troca do componente (4,36 anos), sendo beta maior do que 1 na função Weibull. O trabalho resultou em ganhos financeiros em unidades monetárias, colaborou com a redução de 11% do número de eventos na Frota em 2023, além da redução de emissões.
Italo Clemente RodriguesANÁLISE DE CONFIABILDIADE DE UM SISTEMA DE PENEIRAMENTO APÓS A IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS DE PROJETO COM O AUXÍLIO DA ANÁLISE WEIBULLO objetivo deste trabalho é analisar a evolução da confiabilidade de uma peneira vibratória do sistema de peneiramento primário da unidade S11D da Vale, após a implantação de melhorias do projeto utilizado. A metodologia empregada baseou-se na análise Weibull para quantificar os ganhos obtidos durante este processo. Neste trabalho notou-se um aumento significativo da confiabilidade do ativo após melhorias implantadas.
Leonardo Borges Fernandes da SilvaAlavancagem da Performance de Transportadores de Correia de Longa Distância com Aplicação de Ferramentas Avançadas de ConfiabilidadeO trabalho aborda o estudo e aplicação de Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) e confiabilidade de sistemas com foco na alavancagem da performance (DF e MTBF) do circuito singelo de transportadores de correia de longa distância em mina de minério de ferro (S11D).
Antonio Felipe Neves SantosCombinação paramétrica para detecção de anomalias em via permanenteEste trabalho aborda o desenvolvimento de uma metodologia para a detecção de anomalias em ferrovias, baseando-se na combinação de parâmetros de manutenção. Tradicionalmente, a análise de cada parâmetro isoladamente pode não indicar a necessidade de intervenções, uma vez que os valores se encontram dentro dos limites estabelecidos para operação segura. No entanto, esta pesquisa demonstra que, quando certos parâmetros são analisados em conjunto, é possível identificar cenários de risco que não seriam detectados por avaliações convencionais. A técnica proposta utiliza um modelo analítico para combinar diferentes variáveis, como desgaste dos trilhos, geometria de via e integridade dos elementos. Através da análise integrada, o estudo consegue prever pontos críticos ao longo da ferrovia onde a probabilidade de falhas é significativamente aumentada, mesmo que nenhum dos parâmetros analisados individualmente ultrapasse os limites de manutenção preestabelecidos. Este enfoque proporciona uma ferramenta valiosa para os gestores de infraestruturas ferroviárias, permitindo a implementação de medidas de manutenção preditiva mais eficazes e a otimização dos recursos destinados à conservação das vias.
Jéssica Medelles Vasques de SouzaMetodologias Qualitativas e Quantitativas para Elevar a Maturidade na Gestão de Ativos Críticos do Complexo MarianaPara elevar a maturidade operacional e garantir a estabilidade e independência do processo, adotamos uma abordagem abrangente de análise de confiabilidade, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Esses estudos nos permitiram identificar com precisão os pontos críticos de falha e desenvolver estratégias de manutenção mais eficazes para nossos ativos essenciais. Por meio da análise qualitativa, examinamos detalhadamente os modos de falha potenciais e suas causas subjacentes, enquanto a análise quantitativa nos forneceu insights baseados em dados sobre a probabilidade de falha e os efeitos associados. O resultado foi um aprimoramento significativo em nossos planos de manutenção, proporcionando um aumento tangível na confiabilidade e desempenho operacional de nossos ativos críticos.
Luiz Claudio Henriques da SilvaEstudo de confiabilidade para determinação de intervado do teste do freio do guincho de perfuração de uma frota de sondasApós um acidente ocorrido em 2018 devido a falha de frenagem de um guincho de perfuração foi introduzido um processo de realização de testes de capacidade de frenagem nos equipamentos com periodicidade definida baseada no sentimento da equipe técnica. Este trabalho aplicou os resultados dos testes junto com a metodologia de Life Data Analysis para refinamento da determinação da frequência de testes do freio do guincho de perfuração em uma frota de sondas baseando em dados de confiabilidade do processo de testagem.
Alan Ricardo Moreira Razoni JuniorEstratégia financeira de manutenção de mina baseada nas probabilidades de falhas e impactos no negócio em 2024Análise de probabilidades de falhas de componentes, projeções de preventivas, condicionais, corretivas, parque reserva e lead time de fornecimento para elaborar orçamento de materiais de manutenção no intuito de garantir operacionalmente meta de movimentação de Cobre