P5


Aplicação da Engenharia de Confiabilidade como suporte na Gestão dos Ativos de Gás pela TRANSPETRO

A Transpetro tem como uma das principais estratégias em seu planejamento de negócios maximizar a produtividade, garantir a otimização dos custos operacionais através do uso das melhores práticas do mercado. Uma das práticas e / ou ciências utilizadas pela Transpetro é a Engenharia de Confiabilidade.

A realização de estudos que envolvam confiabilidade quantitativa do ativo é possível através da aplicação de ferramentas matemáticas e estatísticas. Essas metodologias foram agrupadas seqüencialmente à luz do processo DMAIC (D-Define, M-Measure, A-Analyse, I-Improve e C-Check) e aplicadas aos Postos de Entrega de Gás da Gerência Geral do Sudeste.

Neste trabalho, as informações de tempo até a falha e tempo de reparo de vários equipamentos complexos foram coletadas no banco de dados da empresa, e foram aplicadas as seguintes ferramentas: RCM (Reliability Centered Maintenance) para identificar as tarefas que visam preservar as funções do equipamentos e sistemas), LDA (Life Data Analysis), que visa fornecer as curvas de confiabilidade, probabilidade de falha, taxa de falha e, assim, permitir o cálculo do intervalo ideal para Manutenção; RCFA (Root Cause Failure Analysis) que visa identificar as causas de falhas críticas para eliminar recorrências e confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade (RAM), que visa estruturar todos os equipamentos e seus modos de falha em blocos de confiabilidade, a fim de que Confiabilidade, Disponibilidade do Sistema e identificação de equipamentos críticos com suas previsões de falhas sejam fornecidos, de forma a permitir a estruturação de uma política de reposição para o necessário reabastecimento e, assim, a maximização da Disponibilidade e satisfação do Cliente. Este trabalho visa apresentar os ganhos da aplicação das diversas metodologias da Engenharia de Confiabilidade na tomada de decisão, na redução de Custos, Gerenciamento do Risco (calculado) e Melhoria no Desempenho dos Ativos.

Daniel Henrique Quaglioz Sartori
Petrobras Transporte S.A


< Voltar