P17

Utilização da Análise RAM no cálculo dos momentos adequados de manutenção, aplicada às Linhas de Transmissão da Cemig-GT, como forma de alcançar a Gestão de Ativos

Este trabalho tem por objetivo apresentar o cálculo da confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade das Linhas de Transmissão – LT da Cemig bem como dos intervalos de manutenção destes ativos utilizando, como ferramenta de análise de dados de vida, o software Weibull™.

Por meio do uso de conceitos de confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade, juntamente com a coleta de dados de falhas e de manutenção dos ativos realizada no estudo de caso, foi possível definir a distribuição de probabilidade e os parâmetros que melhor se ajustam ao comportamento das falhas que incidem sobre as Linhas de Transmissão e a suas respectivas confiabilidades.

Como a conclusão deste estudo percebeu-se que ajustando o período de manutenção, adequando-o à cada ambiente no qual as LT estavam inseridas, havia um aumento na confiabilidade. O que possibilitou maior efetividade nas ações de manutenção e, portanto, melhores resultados operacionais.

Apenas foi possível perceber este ganho de confiabilidade após a coleta e tratativa dos dados sobre as falhas e a manutenção, possibilitando assim, a realização da simulação. Após análise, os resultados foram usados para auxiliar a gestão estratégica da empresa a decidir sobre o rumo a ser tomado nas decisões e tentar diminuir a reincidência das falhas como um todo.

Lívia Versiani Ramos Soares Guimarães
Versiani Otimização Industrial


< Voltar