P16

Adequação do plano de manutenção de válvulas antisurge a partir de seus dados de vida

Válvulas antisurge são importantes equipamentos de proteção e controle para a operação de compressores centrífugos. Estas válvulas são controladas automaticamente, a partir de um processamento de informações de pressão e vazão do compressor de processo.

O histórico de manutenção corretiva destas válvulas foi o gatilho da análise dos dados de operação e manutenção. Apesar de não apresentarem falhas críticas, indesejáveis para a segurança do processo, a incidência de eventos de falha nos componentes associados à sua atuação, afetava a disponibilidade do sistema de compressão e despertava preocupação na equipe de operação.

Caracterizando as falhas de cada componente da válvula, foram identificadas as principais contribuições para a redução da disponibilidade. Os “bad actors” foram avaliados e oportunidades de melhoria propostas para se assegurar a melhoria na disponibilidade da válvula.

Diversos cenários foram simulados no Blocksim, ponderando os custos totais da manutenção (corretiva e preventiva), a disponibilidade e o número total de falhas. A simulação teve como objetivo identificar a influência da estratégia de manutenção adotada sobre os custos e a disponibilidade.

O produto deste trabalho foi uma proposta de mudança no plano de manutenção e em componentes acessórios, com vista à redução dos eventos de falha nas válvulas antisurge.

Aluisio Pinelli Filho
TBG


< Voltar